Erwin Schrödinger é homenageado em Doodle do Google

by 12:22 0 comentários
Erwin Schrödinger, vencedor do prêmio Nobel de Física, é o homenageado pelo Doodle doGoogle nesta segunda-feira (12) em sua página inicial. Hoje, o físico completaria 126 anos. As imagens escolhidas pelo Google fazem alusão a dois de seus principais feitos na física: a Equação de Schrödinger e o experimento mental conhecido como o Gato de Schrödinger.
Doodle faz homenagem a físico austríaco importante na Mecânica Quântica (Foto: Reprodução/Google)Doodle faz homenagem a físico austríaco Erwin Schrodinger (Foto: Reprodução/Google)
Nascido em Viena, na Áustria, no dia 12 de agosto em 1887, Schrödinger foi um teórico muito bem sucedido e fez grandes contribuições à Mecânica Quântica. A Equação de Schrödinger, que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física em 1933, descreve a evolução temporal do estado quântico de um sistema físico, sendo conhecida também como “a segunda Lei de Newton” da Mecânica Quântica. Na ocasião, Erwin Schrödinger dividiu o prêmio com o britânico Paul Adrien Maurice Dirac.
O Gato de Schrödinger, por sua vez, é um experimento mental em que um gato é colocado em uma caixa lacrada com um frasco de veneno e um contador Geiger que detecta radiação. O contador pode ser ativado ou não – o que decide a vida do gato. No experimento, o animal é ligado a um martelo que, caso acionado pelo contador Geiger, quebra o vidro e mata o felino.
 Experimento Gato de Schrödinger, vencedor do prêmio Nobel de Física em 1935 (Foto: Divulgação)Experimento mental Gato de Schrödinger foi um dos maiores feitos do físico Erwin Schrodinger (Foto: Divulgação)
O experimento foi proposto por Erwin Schrödinger em 1935 para demonstrar os estados de superposição quântica: só é possível saber se o gato está vivo ou morto se a caixa for aberta, mas esta simples ação já pode alterar o estado do animal e aciona o mecanismo do martelo. O físico usou o experimento para ilustrar o que ele chamou de o problema da interpretação de Copenhague da mecânica quântica sendo aplicado de forma irredutível aos objetos.
Erwin Schrödinger passou a ser conhecido como o pai da Física Quântica, graças às suas pesquisas e obras. Ele atuou como professor em diversas universidades e realizou mais de 50 publicações, sendo uma das principais a “O que é a vida?”, lançada em 1944.
Busto de Schrödinger, na Universidade de Viena (Foto: Reprodução/Wikicommons)Busto de Erwin Schrödinger, na Universidade de Viena (Foto: Reprodução/Wikicommons)
O austríaco ganhou algumas homenagens póstumas, como um prédio na Universidade de Limerick, na Irlanda, e uma enorme cratera na lua com o seu nome. Além disto, em 1993, foi criado o Instituto Internacional para Física Matemática Erwin Schrödinger, em Viena.
Erwin Schrödinger faleceu aos 73 anos, por causa de uma tuberculose, no ano de 1961. Ele foi casado por 41 anos com Annemarie Bertel.  O seu legado e as suas contribuições como pesquisador aos estudos da Mecânica Quântica, porém, seguem eternizados na história.

Unknown

Developer

Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Curabitur blandit tempus porttitor. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

0 comentários:

Postar um comentário